Empreender e Teologar

"A convergência de dois olhares específicos em prol do bem comum"

Conversão e Missão

Deixe um comentário

Robson Cavalcanti

Referência bíblica

Mc 16. 15-18

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mão sobre os doentes, eles ficarão curados”. Palavra da Salvação.

Introdução

Desde o começo de Janeiro, a liturgia nos trouxe os relatos sobre Jesus Cristo, o nascimento, infância, apresentação no templo, batismo. No domingo passado ouvimos sobre o chamado dos doze. Nas cartas de Paulo, sempre uma palavra para uma comunidade.

Mas hoje a Igreja celebra a conversão do apóstolo Paulo e a Igreja de São Paulo comemora com alegria a festa do seu padroeiro. A liturgia nos leva aos últimos versículos de Marcos para entendermos a missão dos discípulos e dos apóstolos, entre eles Paulo e a primeira leitura vai falar da sua conversão. Nossa cidade comemora hoje 461 anos. O nome São Paulo foi escolhido para nossa cidade porque foi no dia 25 de janeiro a fundação do colégio dos jesuítas, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus.

Onde está a boa nova para nossos dias?

O envio

Jesus envia os apóstolos, aqui chamados de discípulos,     pelo mundo inteiro e a toda Criatura. Isso significa que a boa nova é para todas as pessoas, sem nenhuma distinção, desde a classe social, a etnia, a cor, a religião etc. Assim aconteceu com o Apóstolo Paulo que de Perseguidor passou a ser perseguido por causa de Jesus. E o fez com fé e orgulho. O tom universal do Cristianismo que vivemos é uma Graça de Deus para nossas vidas, ao lembrar das guerras que são travadas por causa da religião. Jesus extrapola o Catolicismo e próprio Cristianismo e se relaciona com todos. Deus é para todos e a salvação também, pois Deus não quer meio mundo salvo, mas ele o quer por inteiro salvo.

Crer

A fé é o ingrediente principal para o Discipulado e para a Missão. Quem não crê no Senhor acabará sendo condenado, não porque o Senhor quer, mas porque alguém longe da graça de Deus, longe da luz do Senhor, é alguém que está nas trevas e que pode facilmente ser influenciado a tomar o caminho do mal.

Paulo ampliou sua fé que passou de judaica para cristã, cedeu ao amor de Jesus que roubou seu coração e o tornou seu apóstolo.

Sinais

E para aqueles que creem o evangelista lista alguns sinais, atitudes que Jesus tinha e que agora gostaria que nós também tivéssemos, entre eles:

Expulsar demônios, falar novas línguas, beber     venenos e sair ileso, ou ainda imposição das mãos.

O que podemos destacar aqui é a benção e a proteção de Deus para conosco assim como foi com Jesus. Para o anúncio da palavra, o testemunho cristão, a vontade de Deus, o Senhor está sempre conosco.

A palavra “Ide” aqui nos chacoalha, nos tira da zona de conforto e nos dá força para enfrentar o mundo como ele é e irradiá-lo com testemunho de Jesus, assim como Paulo fez na sua vida.

Ao descrever sua trajetória, Paulo quer deixar para nós aqui hoje o testemunho da sua conversão. Ele se torna exemplo de discipulado, o que garante seu lugar e número na lista de Apóstolos.

Portanto,

Ide também nós realizar a missão de Jesus Cristo, e modificar as estruturas da nossa cidade, para que ela seja uma terra prometida, um lugar bom para se viver. Vamos nós também enxergar a vontade de Deus e realizá-la invocando o nome Santo do Senhor Jesus

E assim como Ananias disse outrora para apóstolo Paulo: E agora, o que está esperando? Levanta-te recebe o Batismo e Purifica teus pecados. Eu diria: Nós que já somos batizados, todos os domingos recebemos a purificação no ato penitencial e recebemos Jesus Cristo Vivo na comunhão, “E agora o que estamos esperando?”

Vamos realizar a vontade de Deus!

 

A propósito do dia 25 de Janeiro de 2015 – Conversão do Apóstolo Paulo.

Comunidade Cristo Ressuscitado.

Anúncios

Autor: Robson Cavalcanti

Sou um Cristão, Leigo, Teólogo, muito bem casado com uma esposa maravilhosa e empreendedora magnifica que é a Érika. Gosto de humor e da reflexão teológica, principalmente a produzida na América Latina, mais conhecida como Teologia da Libertação. Gosto de buscar conhecimento, gosto de ousar, gosto de arriscar mesmo que as vezes possa errar, pois afinal, somos seres em continua construção, Deus ainda não me terminou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s