Empreender e Teologar

"A convergência de dois olhares específicos em prol do bem comum"

Francisco ajuda a gente!!

2 Comentários

Me dirijo aos católicos, lideranças leigas, Bispos, religiosos e religiosas e todo o clero da nossa amada Igreja.

Acho que o “efeito francisco” precisa estar carregado de atitudes proféticas, evangélicas, em suma, atitudes cristãs! A gente precisa parar com esse farisaismo católico de impor “leis” pra tudo!

Ultimamente tenho me deparado com cada coisa. Meu Deus!

Lembro que quem gostava de impor leis aos outros eram os fariseus do tempo de Jesus que segundo os evangelhos são bem criticados.

E dentro desse farisaismo quero me referir especificamente a cultura do medo de Bispo, que é a pior delas.

Devemos ter muito respeito a vocação episcopal. Pois são exclusivamente chamados para esse SERVIÇO. SERVIÇO maiúsculo e em negrito, por que tem clerigos e leigos e leigas que acham que ele é um patrão ou alguém superior a nós, quase uma relação patrão empregado. Nada disso!

Segundo o nosso amado Papa Francisco é uma vocação que preside na caridade a sua igreja local ou sua região.

Na caridade! Como irmão e não como patrão, na participação e comunhão!

A trindade é a melhor comunidade! O Espírito Santo  motiva essa comunhão! 

O diálogo, a proximidade a afetividade são também frutos do Espírito entre tantos outros.

Já o medo, o autoritarismo, a falta de compreensão, falta de diálogo, afasta as pessoas, desfaz a comunhão, reprime, sufoca e afasta o Espírito Santo!

E principalmente extingue o protagonisto dos leigos e leigas que também servem a amada Igreja, ajudando o Bispo local e todo clero aonde seus braços não alcançam. Somos a extenção das mãos e dos pés destes homens de Deus.

Mas como falar de Leigos e leigas, protagonistas da fé, do amor e da esperança, quando se quer podemos tomar uma atitude sem passar pelo crivo do Bispo! Ou as vezes nós achamos de devemos reportar a ele mesmo que não seja necessário!

Criamos leis que não existem!

Se preocupa com um canto liturgico quando estamos fora de um liturgia eucaristica! Pede-se para usar a criatividade ao passo que temos que fazer e pensar “dentro da caixa”, quando temos que padronizar os encontros, formatá-los e deixá-los estáticos!

Se confia serviços que depois se transformam em algo tão exaustivo devido a cobranças, sob um controle excessivo as vezes maior do que os das empresas privadas que trabalhamos.

Ué!

Achei que a autoridade máxima da Igreja, Francisco- Bispo de Roma, como gosta de ser chamado, disse que “a Igreja não é uma ONG!”

Ao contrário, “A Igreja é como uma mãe que é próxima dos seus filhos. Uma mãe que não corresponde pelos seus filhos com cartas.” A proximidade é necessária gente!

A mãe compreende o erro do filho porque ama e sabe o quanto isso é importante para o seu crescimento.

Acho que tá na hora dos Bispos visitarem mais as comunidades, não só as paróquias sem esperar que as mesmas liguem pedindo a visita dos mesmos. São todos seu rebanho!

Francisco também disse que “prefere uma Igreja que sai e se acidenta, do que uma Igreja emferma em sua atmosfera viciada do confinamento, autoreferencial, num clericalismo sofisticado que impede a alegria deliciosa de evangelizar.”

Que nós leigos e leigas, e também Bispos, religiosos e clérigos, possamos todos levar em consideração essa palavras.

Tem muita gente dentro da Igreja e mais ainda fora dela atenta a estas palavras esperando que essas atitudes se concretizem no cotidiano.

“Decididamente pensemos a pastoral a partir da periferia, daqueles que estão mais afastados, daqueles que habitualmente não frequentam a paróquia. Eles são os convidados VIP.” (Papa Francisco)

Nossa missão é a do “Ir” ao encontro e não mais a do “esperar que o povo venha”

Mas isso ainda é sonho, utopia em muitos lugares…

…Pois enquanto o farisaismo católico estiver presente, o catolicismo não vai pra frente! Francisco ajuda a gente!!!

Robson Cavalcanti

Teólogo e Leigo Católico

Anúncios

Autor: Robson Cavalcanti

Sou um Cristão, Leigo, Teólogo, muito bem casado com uma esposa maravilhosa e empreendedora magnifica que é a Érika. Gosto de humor e da reflexão teológica, principalmente a produzida na América Latina, mais conhecida como Teologia da Libertação. Gosto de buscar conhecimento, gosto de ousar, gosto de arriscar mesmo que as vezes possa errar, pois afinal, somos seres em continua construção, Deus ainda não me terminou!

2 pensamentos sobre “Francisco ajuda a gente!!

  1. É isso ai Robson,estou com você em cada palavra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s