Empreender e Teologar

"A convergência de dois olhares específicos em prol do bem comum"

Um Cristianismo para o século XXI

1 comentário

Robson Cavalcanti

Teólogo e Leigo Católico

 

Olá amigos! Paz de Cristo!

Diante da mudança de época da qual nos encontramos, acredito que seja possível pensar em um Deus que independa de Religião, pois Deus é mistério e se manifesta de uma forma que foge a nossa razão. No AT temos diversos relatos da manifestação de Deus em momentos inusitados e em povos diferentes. No NT Paulo falou no Aerópago de Deus ao um povo que somente tinha um altar ao “Deus desconhecido”. A partir dai, podemos entender que Deus é universal, manifestando ao seu modo aos povos e a toda criação. Neste sentido, o Cristianismo do século XXI necessita considerar esta dimensão, para que não caia na tentação de pregar um Deus exclusivista, um Deus meramente Cristão, fechado e enquadrado a uma religião só, diferente do apresentado na Bíblia. A História do Povo de Deus e do Cristianismo do primeiro século é marcada pela compreensão de que o mesmo Deus de Abraão, Isaac e Jacó é o mesmo Deus dos profetas e o mesmo Deus de Jesus. O Cristianismo do século XXI precisa estar em constante conversão, buscando ser cada vez mais fiel a Jesus Cristo e aos seus ensinamentos de abertura ao próximo. O Catolicismo Romano, por exemplo, perdeu um pouco desta essência evangélica, se romanizou, se burocratizou. Porém hoje temos o Papa Francisco que está tentando retomar esta perspectiva cristã evangélica, mais pé no chão, mais contextual, menos abstrata, mais simples, mais pobre, menos burocrática. Jesus era um criador de pontes. No seu tempo, Ele escandalizou a muitos com suas atitudes de pluralismo religioso e ecumênicas, ao enviar discípulos a todas as nações até os confins da terra, falando com pessoa de outros povos (a Cananéia e a Samaritana), enfatizou que o próximo é de quem me aproximo (o “bom samaritano”). Jesus orou a Deus pedindo para que sejamos um para que o mundo creia Jesus é de fato o enviado do Pai. Ou seja, Ele quer nosso testemunho de unidade! Paulo aos Gálatas também nos mostrou que em Cristo não há diferenças étnicas, de raça, cor, gênero e sexo.(Gl. 3.26-29). Mateus nos ensina onde encontrar Jesus: Nos oprimidos, nos pequeninos e principalmente na caridade. (MT 25).

Portanto, é possível ver a luz da Bíblia, que toda essa atitude universal ecumênica está dentro da lógica do Reino de Deus, pela vontade de Deus! Deus quer o amor, a misericórdia, a paz e a unidade entre a sua criação, principalmente entre aqueles que professam e o adoram. Dentro do campo teológico temos várias perspectivas com vários pontos de partida, desde uma abordagem mais centrada em Deus (Teocêntrica), outra mais centrada em Jesus Cristo (Cristocêntrica) e por ai vai. Porém a partir do século XX e neste século XXI, estamos sendo chamados a considerar a perspectiva a partir do Reino de Deus (Reinocêntrica). Esta abordagem ajudará cada vez mais a humanidade a amar toda criação de Deus e não limitar este Reino somente a Cristãos, mas sim a todos os filhos de Deus que ele ama muito.

Que nos deixemos tocar por esta perspectiva, vontade de Deus expressa nos evangelhos.

Fiquem com Deus!

 

Anúncios

Autor: Robson Cavalcanti

Sou um Cristão, Leigo, Teólogo, muito bem casado com uma esposa maravilhosa e empreendedora magnifica que é a Érika. Gosto de humor e da reflexão teológica, principalmente a produzida na América Latina, mais conhecida como Teologia da Libertação. Gosto de buscar conhecimento, gosto de ousar, gosto de arriscar mesmo que as vezes possa errar, pois afinal, somos seres em continua construção, Deus ainda não me terminou!

Um pensamento sobre “Um Cristianismo para o século XXI

  1. Bom dia Robon e Érika Obrigada pelo envio de seu trabalho “Empreender e teologar”. É bom usar os meios para uma boa comunicação.  Beijos Leonízia Izabel  “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é seu nome!”

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s