Empreender e Teologar

"A convergência de dois olhares específicos em prol do bem comum"

Dons e Caridade. Juntos em Cristo Jesus!

Deixe um comentário

02-04-2012

Robson Cavalcanti

Graduando em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – UMESP

Certo dia, conversando com uma amiga chamada Meire sobre dedicação a uma causa, vontade, compromisso e caridade e suas contradições na vida humana, me fez lembrar o Apóstolo Paulo e suas cartas à comunidade de Corinto. Uma comunidade cristã que enfrenta contradições também. Mas Paulo diligentemente manda cartas na tentativa de amenizar os problemas. Convido-vos a análise do capítulo 12 onde está escrito:

4.Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5.Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6.Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7.A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos. 8.A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito. 9.A outro é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. 10.A outro, o poder de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, a diversidade de línguas. A outro, o dom de as interpretar. 11.Todas essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer. 12.Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13.De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. 14.Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. 15.Se o pé disser: “Eu não sou mão, portanto não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de pertencer ao corpo. 16.E se o ouvido disser: “Eu não sou olho, portanto não pertenço ao corpo”, nem por isso deixará de pertencer ao corpo. 17.Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se o corpo todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18.De fato, Deus dispôs os membros, e cada um deles, no corpo, conforme quis. 19.Se houvesse apenas um membro, onde estaria o corpo? 20.Mas, de fato, há muitos membros e, no entanto, um só corpo. 21.O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de ti”, nem a cabeça dizer aos pés: “Não preciso de vós”. 22.Bem mais ainda, mesmo os membros do corpo que parecem ser os mais fracos, são indispensáveis. 23.Também os membros que consideramos menos honrosos, a estes cercamos com mais honra; e os que temos por menos decentes, nós os tratamos com mais decência. 24.Os que consideramos decentes não precisam de cuidado especial. Mas Deus, quando formou o corpo, deu mais honra ao que nele é tido como sem valor, 25.para que não haja divisão no corpo, mas, pelo contrário, os membros sejam igualmente solícitos uns pelos outros. 26.Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. 27.Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo. 28.Assim, na Igreja, Deus estabeleceu, primeiro, os apóstolos; segundo, os profetas; terceiro, os que ensinam; depois, dons diversos: milagres, cura, beneficência, administração, diversidade de línguas. 29.Acaso todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos ensinam? Todos fazem milagres? 30.Todos têm dons de cura? Todos falam em línguas? Todos as interpretam? 31. Aspirai aos dons mais elevados(….) (1Cor 4-31a.)

Quero dar minha percepção e perspectiva Cristã, respeitando as outras religiões e suas interpretações.

Deus realiza tudo em todos pelo Espírito Santo de Deus e sua manifestação se dá pelo bem de todos. Muitos dons são dados pelo Espírito como Paulo aponta nos versículos 9 e 10. Infelizmente as pessoas não entendem esta diversidade de dons, não aceitam que possamos tê-los e outros acabam brigando por causa deles.

As pessoas precisam entender que o jeito com que lidamos com alegrias e tristezas da vida estão relacionados à manifestação de algum dom e que isso não tem nada a ver com ser anormal ou estranha e de maneira nenhuma tira a dignidade da pessoa de serem filhos e filhas de Deus. Enfim, no meu ver, Paulo escreve essa metáfora justamente porque havia competição, discriminação, complexos, etc, com relação ao dom de cada um. Eu pergunto: esse ambiente lhes parece familiar?

Segundo o Apóstolo Paulo, todos são membros do mesmo corpo. Todos são partes da unidade em Jesus Cristo que é a cabeça, o caminho a verdade e a vida. Assim, já não existe mais “judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher” eu acrescento ainda, entre pessoas que exercem um dom diferente da outra, pois todos “são um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).

Contudo, Paulo quer nos orientar a aspiração de dons mais elevados. E por isso ele apresenta um caminho incomparavelmente melhor conforme a segunda parte do versículo 31 que diz… “(…)e vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior.” (1Cor 12.321b). E segue no outro capítulo com esta exortação ao amor (caridade) como chave para solução dos problemas comunitários.

Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2. Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria. 3. Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria. 4. O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho;   5. não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; 6. não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. 7. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. 8. O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9. Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. 10. Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.   11. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12. Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido. 13. Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor. (1Cor 13.)

Este caminho é o Amor que também pode ser traduzido como Caridade. Paulo então apresenta este caminho como algo muito melhor e saudável do que ficar aspirando dons. Melhor que aspirar dons, ame, realize, exerça a caridade!

Portanto, que continuemos buscando trilhar este caminho do Amor, com nossos dons, respeitando os dos demais, pois tenho a certeza de que isso é muito belo aos olhos de Deus!

Continuemos vivendo no amor!

E como dizia Santa Paula Frassinetti: “Do coração não nos podem tirar Deus, e com Deus nunca seremos pobres, nem estaremos sós, nem abandonados.”

(Santa Paula Frassinetti)

Deus nos abençoe!

Anúncios

Autor: empreendereteologar

Casados, moradores do bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo. Robson é graduando em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista FATEO-UMESP. Érika é graduanda em Administração pela Faculdade Nossa Senhora de Assunção - UNIFAI Metro Santa Cruz. Robson como Teólogo e Érika como Empreendedora, querer da mesma forma que o amor que os une, abrir um espaço onde estes dois campos do conhecimento humano possam ser compartilhados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s