Empreender e Teologar

"A convergência de dois olhares específicos em prol do bem comum"

Um Reflexão Teológica sobre o discipulado no poema de Oswaldo Montenegro–METADE

Deixe um comentário

 

Metade

Oswaldo Montenegro

Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que eu penso mas a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção.

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

Fonte: http://letras.mus.br/oswaldo-montenegro/72954/ acesso em 20-10-2012.

Acredito que este poema enaltece o elemento da nossa humanidade. O discípulo é humano e por tanto, vive também uma tensão existencial. Neste sentido, mesmo o discípulo de Cristo, sente medo. No entanto, o discípulo carrega em si também a esperança e a utopia, oferecida pelo Cristo Ressuscitado. Mesmo que “o medo que temos tenha força”, a nossa esperança nos permite ver o que almejamos , faz-nos profetas diante da “morte daquilo que acreditamos” não calando e nem tapando os nossos ouvidos.

O Discípulo também lida em muitos casos com a questão da partida e da saudade, pois muitos saem em missão para lugares que infelizmente nossa esposa, filhos, pai, mãe, enfim a família não pode ou consegue ir. Ou às vezes são os pais que respondendo o chamamento de Deus, vão e deixam os filhos.

O discípulo é um ser humano de sentimentos, com empatia, compaixão, humildade e abnegação de status. A “vontade de ir embora”, desistir, jogar para o alto é frequente diante das situações vivenciais do cotidiano, principalmente em ambiente de pouca aceitação deste estilo de vida. Contudo, como diz o poeta, que nós discípulos de Cristo, possamos transformar estes sentimentos “na paz que merecemos”, vislumbrando a recompensa no céu conforme prometida pelo Próprio Jesus (Mt 5.12).

A solidão acompanha o discipulado. Na condição de teólogo quase sempre está sozinho em sua reflexão. Na condição de discípulo missionário, existe a indisposição das pessoas no ouvir e praticar seu testemunho. O gostar de si mesmo e acreditar em si mesmo é fundamental embora a tensão existencial seja iminente. Em Rm 7.19, percebemos esta tensão quando diz: “não faço o bem que quero, mas o mal que não quero.” Contudo, precisamos permitir que Cristo habite em nós, transformando-nos em novas criaturas e fiéis testemunhas a ponto de Cristo viver em nós (Gl 2.20).

Que a dimensão lúdica nunca seja deixada de lado, pois Jesus quer que sejamos felizes. Que sejamos como crianças que sorri, tem coragem, é teimosa, pois não desiste fácil das coisas e tem sempre um sorriso, uma alegria que contagia os outros mesmo diante de dificuldades. Esta alegria nos dá paz de espírito. Não esquecendo o cansaço que envolve a nossa humanidade, o discípulo se permita tirar momentos de lazer e férias. Por fim, o amor seja a marca deste discipulado, pois Deus é amor. O discípulo por amar, é visto como louco em um mundo que em determinadas situações se entrega ao desamor. Mas pelo ato de amar, ele também propaga Deus. Cristo como diz São Paulo, é poder e sabedoria de Deus (ICor 1.24). Logo, “o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o forte.” (ICor 1.27). Que o amor seja, portanto, vivencial e a marca indelével do discipulado, pois é das virtudes do ser humano a maior. (ICor 13).

Robson Cavalcanti

Graduando em Teologia pela faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.

Autor: empreendereteologar

Casados, moradores do bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo. Robson é graduando em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista FATEO-UMESP. Érika é graduanda em Administração pela Faculdade Nossa Senhora de Assunção - UNIFAI Metro Santa Cruz. Robson como Teólogo e Érika como Empreendedora, querer da mesma forma que o amor que os une, abrir um espaço onde estes dois campos do conhecimento humano possam ser compartilhados.

Deixe um comentário

