Empreender e Teologar

"A convergência de dois olhares específicos em prol do bem comum"

PARA REFLETIR…

2 Comentários

 

“Penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que será revelada em nós. Pois a criação aguarda na expectativa de que se revelem os filhos de Deus. Entregue ao poder do nada – não por sua própria vontade, mas por vontade daquele que a submeteu –, a criação abriga a esperança, pois também ela será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. Sabemos que a criação geme e sofre em dores de parto até agora. E não somente ela, mas também nós, que possuímos os primeiros frutos do Espírito, gememos no intimo, esperando a adoção, a libertação para o nosso corpo.” (Rm 8. 18-23)

 Amém!

Deus quer revelar a sua glória através de nós, das nossas ações, pois somos filhos teus à sua imagem e semelhança.

Segundo Paulo, quem nos dá a capacidade de mudança é o Espírito de Deus, o Sopro de vida que Deus nos deu no início das nossas vidas.

Pela ação do Espírito Santo a vida humana sai de uma ênfase baseada no “Eu” e entra em uma dimensão relacional, pois o Espírito Santo é relação. Essa vida relacional tem uma característica cósmica.

Podemos perceber segundo Paulo, que o pecado tem uma dimensão cósmica. Portanto da mesma forma a salvação tem a mesma dimensão, Ou seja, a salvação precisa ser entendida de forma universal.

Precisamos entender que a restauração não está baseada em um tempo vindouro, distante de nós. Mas a renovação de todo o cosmos é simultâneo à renovação da vida humana a partir de uma experiência com Deus, uma experiência religiosa.

Neste texto, a vida cristã é apresentada como uma mudança de paradigmas, onde o Cristão e a Cristã sai do egocentrismo, ou seja, da concepção de que ser humano é o centro do universo e ingressa em uma dimensão relacional da existência em que as relações são restauradas: a relação com o outro, a relação com os fracos, a relação com os inimigos e também a relação com a natureza, ou seja, uma relação com o universo, com todo o cosmos.

Portanto, de acordo com Paulo ao se dirigir a comunidade de Roma, não há vida Cristã que destrua o meio ambiente. Um Cristianismo que não tenha na relação com o meio ambiente uma das expressões da restauração da vida encontra-se ainda preso ao corpo de morte. A natureza é parte integrante da nova vida proporcionada pelo Espírito, libertada pelo Espírito de Deus em nós.

 Robson Cavalcanti

Graduando em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – UMESP

BIBLIOGRAFIA

GARCIA, P. R. . A Ecologia na Perspectiva Neotestamentária. In: Clovis Pinto de Castro. (Org.). Meio Ambiente e Missão – A Responsabilidade Ecológica das Igrejas. São Bernardo do Campo: Editeo – Editora da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2003, v. , p. 55-66.

SIQUEIRA, T. M. . “A ecologia vista a partir do Salmo 33.”. In: Clovis Pinto de Castro. (Org.). Meio ambiente e missão: a responsabilidade ecológica da Igreja.. Editeo: , 2003, v. 01, p. 43-54.

Anúncios

Autor: empreendereteologar

Casados, moradores do bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo. Robson é graduando em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista FATEO-UMESP. Érika é graduanda em Administração pela Faculdade Nossa Senhora de Assunção - UNIFAI Metro Santa Cruz. Robson como Teólogo e Érika como Empreendedora, querer da mesma forma que o amor que os une, abrir um espaço onde estes dois campos do conhecimento humano possam ser compartilhados.

2 pensamentos sobre “PARA REFLETIR…

  1. MEU TEOLOGO PREFERIDO ! TE AMO ! ERIKA DOMINGO TEIXEIRA CAVALCANTI

  2. “Precisamos entender que a restauração não está baseada em um tempo vindouro, distante de nós…” De fato, a restauração não está no futuro, mas sim para o tempo presente. Esta restauração está disponível a todos quanto queiram experimentá-la. Parte da decisão de negarmos o nosso “eu” e aprendermos através das Escrituras Sagradas a Vontade de Deus para o homem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s